terça-feira, 28 de abril de 2015

No copo, cerveja especial, na garrafa, memórias. Bem vindo ao meu blog!

Você também já se perguntou por que todas as cervejas que se vê na maioria dos bares são do tipo Pilsen?


Curiosidade de criança

Desde criança, eu sempre me perguntei o que diabos queria dizer aquele “Cerveja Pilsen” nos rótulos de cerveja que eu via por aí. Por que é que todas tinham aquela frase, pensava eu. “Será que era de onde elas vinham, tipo o 'Champagne', que era na verdade o nome da cidade onde produziam aquela bebiba?", era a resposta que eu encontrava.


Algumas histórias que já estão sendo contadas
As primeiras memórias


Uma meta
Hoje é dia 27 de abril de 2015, eu estou de férias do trabalho e estou cumprindo uma das metas que impus para mim mesmo: catalogar as garrafas de cerveja que tenho reunido ao longo do último ano. Desde que passei a consumir essa bebida, passei também a guardar as garrafas porque as achava bonitas, no início. Depois as guardava porque acreditava que, ao olhar para cada uma delas, eu poderia recordar o dia que as bebi, as pessoas que estavam comigo, o local onde muitas vezes varamos noite a dentro, o assunto sobre o qual passamos horas conversando sem parar... sempre foram momentos muito especiais.

Ao som de “A Montanha Mágica”, da Legião Urbana - minha banda preferida, estou dando início à esta jornada, que ainda não sei muito bem à onde vai me levar. O que sei é que preciso registrar essas memórias antes que elas me abandonem. Eu acredito que no futuro as memórias serão o meu bem mais valioso, serão o motivo das minhas alegrias e, porque não, das tristezas também. Sabe quando você vê uma pessoa rir sozinha, de repente? Acho que este serei eu daqui há uns 50 anos. Por enquanto, o que estou fazendo, é viver bem os momentos que tenho com pessoas muito queridas.

Como você talvez perceba, eu não sou escritor e nem fotógrafo, também não sou sommelier ou mestre cervejeiro. Meu propósito neste blog não é fazer propaganda de marcas de cerveja ou de bares, quero apenas falar sobre minhas memórias. Decidi que não vou estudar sobre cervejas em nehuma dessas escolas que estão surgindo aos montes por aí; eu vou deixar que meus sentidos me guiem nesta aventura, que eles me digam o que é agradável ou não. A cerveja também pode despertar sentidos!

O futuro
Mas o que sei mesmo é que sou apaixonado por história de todo tipo, seja ela da arte, das religiões, da música, das civilizações, da tua história e, mais importante, da minha. Por isso resolvi começar a escrever, a fim de registrá-la. Parece que é mais fácil memorizar algo quando ocorre uma experiência marcante, algo fora do comum, que desperte sentidos como nunca antes.. é assim que a cerveja entra na minha vida, num momento em que eu começo a olhar para o futuro que me aguarda, sem necessariamente entender o que vem por ai. A única coisa que talvez eu veja lá na frente, depois de quase tudo, seja um homem velho contando suas histórias para alguma criança, que pode ser seu neto ou bisneto, por isso inicio aqui o meu registro sobre como comecei a gostar tanto de cerveja.
Memórias que ainda serão contadas
Algumas memórias, bem guardadas e esperando para serem contadas.


Os desafios
Como demorei cerca de um ano para começar a escrever, acho que talvez não consiga me lembrar muito bem de todas e também vai ser uma tarefa complicada reunir todas as fotos que fiz, algumas se perderam com as trocas de celular, de computador pelas quais todas as pessoas passam atualmente, de ano em ano. Uma outra coisa que acho importante mencionar é que talvez eu não siga uma ordem exatamente cronológica, já que faz um bom tempo, são muitos rótulos e eu sou meio esquecido das coisas.

As boas vindas
Sem mais delongas, seja bem vindo ao meu blog!
Eu espero que você goste e até mesmo se identifique com alguma das minhas histórias e cervejas. Fique a vontade para ler, comentar e compartilhar. 

E, desde já, como você deve dizer por aí, Cheers, Salute, à votre santé, prost.. saúde!

Eduardo A. S. Amaral

2 comentários: